Professora-1

Como reverter a indisciplina do aluno?

A indisciplina quando trabalhada de forma adequada pode ajudá-lo a conquistar a turma, criando condições para que todos aprendam. Duas perguntas que muitos professores já se fizeram e poucos encontraram a resposta. Como lidar com os alunos que não fazem a lição? O que fazer com os grupinhos que conversam e não prestam atenção na aula?

Não dá para conversar sobre indisciplina sem falar em autoridade. A autoridade se constrói. Isso quer dizer que ter autoridade não significa ameaçar ou punir o aluno de alguma forma, pelo contrário, autoridade é mostrar aos alunos os direitos e deveres de todos, sem exceção.

Um professor com autoridade mostra o objetivo dos exercícios propostos, escuta e conversa com os alunos, busca adequar os métodos às necessidades da turma e adapta o conteúdo aos objetivos da educação para o aprendizado do aluno.

A indisciplina é uma forma de o aluno mostrar que algo não vai bem. Cabe ao professor transformar essa indignação em aliada, dando atenção ao aluno e ajudando-o a entender o que o incomoda.

Participe do 1º CONAEP (Congresso Nacional Online de Educação Pública) e vamos juntos transformar a educação pública do Brasil.

Fonte: Redação Instituto Êxito

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *