Psicopedagogia Institucional

Instituição Certificadora: FALC

Amparo Legal:

Resolução CNE‐CES 1‐2001

Resolução CNE‐CES 1‐2007

ABPp

Carga Horária: 650h (sendo 150h referente ao estágio)

Período de Duração: 12 meses (01 ano)

Objetivos:

Objetivo Geral: Psicopedagogia Institucional Proporciona subsídios teóricos e práticos aos profissionais que desejem atuar como psicopedagogos em atividades dedicadas aos impasses nos processos de aprendizagem.

Objetivos Específicos: Refletir e discutir impasses suscitados no processo de aprendizagem vivenciados em espaços educativos formais e informais, revelados na forma de fracasso escolar, que apontem perspectivas para atuação preventiva e/ou acompanhamento psicopedagógico;

Propiciar condições de ação preventiva e terapêutica dos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem no âmbito institucional.

Público-alvo: Graduados das áreas de Educação, Saúde e afins.

Matriz Curricular- Psicopedagogia Institucional

Disciplinas

  • Contextualização e Fundamentos da Psicopedagogia
  • Neuropsicologia
  • Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa I (Orientação de Monografia I )
  • Psicopatologia
  • Problemas/Dificuldades de Aprendizagem
  • Aspectos do desenvolvimento da aprendizagem: leitura e escrita
  • Psicopedagogia e o processo do raciocínio lógico-matemático
  • Psicomotricidade e a Aprendizagem
  • Metodologia da Pesquisa II (Orientação de Monografia II )
  • Planejamento Psicopedagógico
  • Fundamentos do diagnóstico e da intervenção psicopedagógicos
  • Estudo Individual ou em Grupo (Fora de Sala de Aula)
  • Estágio Supervisionado

Carga Horária Total:650 h

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO

CONTEXTUALIZAÇÃO E FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
Ementa: Fundamentos, Objetivos, Visão Histórica e Atual. Psicopedagogia como área de atuação, de conhecimento e de pesquisa. Objeto de estudo e âmbito de atuação da Psicopedagogia. Bases teóricas e organização Interdisciplinar. Fundamentos da prática: diferentes abordagens, diferentes estilos do ensinar e do aprender. Técnicas específicas do trabalho psicopedagógico. As diferenças e as relações entre a psicopedagogia terapêutica e a preventiva.

NEUROPSICOLOGIA
Ementa: Relação entre cérebro e processos psicológicos: organização funcional do cérebro e atividade mental. Processamento das informações. Localização de funções e assimetrias cerebrais. Principais processos mentais e suas alterações. Compreensão dos fenômenos psíquicos sob a ótica da neurologia. Sistema nervoso: classificação, estrutura e funções. Relações entre as áreas cerebrais e as funções intelectuais. Bases morfológicas da atividade emocional. Quadros clínicos. Avaliação neuropsicológica.

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
Ementa: Psicologia: estudo introdutório; breve histórico de pressupostos epistemológicos. Desenvolvimento e aprendizagem: inter-relações e especificações. Desenvolvimento humano: processos básicos de maturação. Análise sistemática das grandes linhas da psicologia e suas relações com a educação: o elemento (conexionismo, behavorismo), o estruturalismo (gestaltismo, psicanálise e construtivismo), e o interacionismo. Fatores influenciadores do processo ensino aprendizagem: pensamento/linguagem, motivação/emoção, a relação professor/aluno. A relação entre pensamento e linguagem.

METODOLOGIA DA PESQUISA I ( Orientação de Monografia I ):
Ementa: Orientação de Monografia. Diretrizes metodológicas para o estudo científico. Fundamentos teóricos e práticos da pesquisa. Conceito de pesquisa. Tipo de pesquisa. Planejamento e organização de projetos.

PSICOPATOLOGIA
Ementa: O normal e patológico. Princípios e diagnóstico. Alterações da atenção – pensamento – consciência – linguagem – emoção – percepção – sensação – memória – aprendizagem. Principais alterações: psicoses – neuroses – distúrbios psicossomáticos – oligofrenias – transtornos da linguagem – transtornos invasivos do desenvolvimento – quadros sindrômicos – abordagens terapêuticas e a atuação da Psicopedagogia.

PROBLEMAS/DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Ementa: A Etiologia dos problemas de Aprendizagem. Caracterização e delimitação entre problemas, distúrbios e dificuldades de aprendizagem. Contextos que interferem na etiologia das D.A: contexto familiar; estudos sobre família e modalidades de aprendizagem na família; família e problemas de aprendizagem. Contexto institucional educacional; relações de poder e saber na escola; dinâmica institucional e estilos de ensinar.

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM: LEITURA E ESCRITA
Ementa: Conceito de letramento e implicações no processo educacional. A teoria Emília Ferreiro e a ruptura de mitos no modelo tradicional. Etapas da psicogênese e implicações na prática pedagógica

PSICOPEDAGOGIA E O PROCESSO DO RACIOCÍNIO LÓGICO -MATEMÁTICO
Ementa: Aprendizagem significativa da matemática. Metodologia do ensino de matemática. Uso do material lúdico e jogos como ferramenta no processo de aprendizagem. Seleção e utilização de material lúdico no planejamento de atividades.

PSICOMOTRICIDADE E A APRENDIZAGEM
Ementa: A importância da educação pelo movimento. Aprendizado motor, desenvolvimento da linguagem que dê uma boa pronúncia, esquema corporal e a estrutura espaço-temporal. Psicomotricidade leitura escrita, socialização e expressão. Exercícios e jogos para educação pelo movimento.

METODOLOGIA DA PESQUISA II (Orientação de Monografia I I)
Ementa: O projeto da pesquisa e a monografia. Aspectos Estruturais do trabalho de conclusão de curso.

PLANEJAMENTO PSICOPEDAGÓGICO
Ementa: Planejamento da ação psicopedagógica voltada para os processos de ensino aprendizagem no plano individual, grupal e institucional. Análise crítica do contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura dos problemas que emergem da e na interação social voltada para o sujeito que aprende. A compreensão dos fatores que intervêm nos problemas, discriminando o particular e o geral, o específico e o universal, na busca de alternativas de ação para uma mudança significativa nas posturas frente ao ensinar e ao aprender.

FUNDAMENTOS DO DIAGNÓSTICO E DA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICOS
Ementa: Aspectos básicos do diagnóstico psicopedagógico. Fatores psicopatogênicos individuais e/ou contextuais dos distúrbios de aprendizagem. A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA). Diagnóstico Clínico. Diagnóstico Institucional. Intervenção psicopedagógica: conceitualização e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygotsky, a intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação dos aspectos dinâmicos e psicossociais de grupos e instituições em seus vínculos com o aprender. Integração entre diagnóstico e intervenção.

ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO (FORA DE SALA DE AULA)
Ementa: Horas destinadas a estudos individuais ou em grupos para discussão, pesquisa, absorção e melhor aprendizagem, referente ao conteúdo das disciplinas ministradas e/ou desenvolvimento da monografia (individual).