Psicomotricidade

Instituição Certificadora: FALC

Amparo Legal:

Resolução CNE‐CES 1‐2001

Resolução CNE‐CES 1‐2007

Carga Horária: 460h

Período de Duração: 12 meses (01 ano)

Objetivos:

Objetivo Geral: Proporcionar qualificação no âmbito de Especialização para devida atuação na área da Psicomotricidade para profissionais de nível superior completo.

Objetivos Específicos: Possibilitar a atuação em equipes multidisciplinares em creches, hospitais etc, minimizando dificuldades, deficiências e transtornos psicomotores; Proporcionar o desenvolvimento psicomotor de forma benéfica e harmoniosa, enfatizando o construtivo e o preventivo.

Público-alvo: Graduados das áreas de Educação, Saúde e afins.

Matriz Curricular – Psicomotricidade

Disciplinas

  • Fundamentos da Psicomotricidade
  • Desenvolvimento Humano
  • Psicologia e Psicomotricidade
  • Metodologia da Pesquisa I (Orientação de Monografia)
  • Neurologia e Psicomotricidade
  • Educação Psicomotora
  • Educação Especial e Psicomotricidade
  • Jogos Psicomotores
  • Técnicas e Avaliações Psicomotoras
  • Metodologia da Pesquisa II (Orientação de Monografia)
  • Práticas Psicomotoras
  • Contribuição de Vygotsky e Wallon no estudo da Psicomotricidade
  • Estudo Individual ou em Grupo (Fora de Sala de Aula)

Carga Horária Total 460 h

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO

Fundamentos da Psicomotricidade
Ementa: Fundamentos da Psicomotricidade. Importância da Psicomotricidade. Interdisciplinaridade e Psicomotricidade. Estudo do processo de evolução histórica da psicomotricidade. A construção do sujeito psicomotor a partir de diferentes metodologias: diretiva, relacional e clínica. Implicação teórico-prática destes conceitos. Psicomotricidade funcional, relacional e clínica.

Desenvolvimento Humano
Ementa: Desenvolvimento Humano. A natureza psicossocial do desenvolvimento. As dimensões cognitiva, afetivo-emocional e social do desenvolvimento e suas inter-relações. A relação entre desenvolvimento e aprendizagem. O desenvolvimento psicológico no contexto socioeducativo. Importância da Intervenção Precoce. Relação entre desenvolvimento e psicomotricidade. Teorias do Desenvolvimento Psicomotor.

Psicologia e Psicomotricidade
Ementa: Introdução aos estudos atuais em Psicologia, relacionando-os com a Psicomotricidade. Análise do caráter individualista, político e ideológico da psicologia. Valores, métodos e ética da psicologia e psicomotricidade. Conscientização e reflexão/ação. Fenomenologia crítica do adoecer. Contemporaneidade e Cultura pós-moderna, experiências de opressão e sofrimento psíquico.

Metodologia da Pesquisa I (Orientação de Monografia)
Ementa: Métodos de estudo: leitura e interpretação, fichamento, organização do trabalho científico, resenha. A utilização da bibliografia. A natureza da ciência e do espírito científico. Abordagem qualitativa e quantitativa. Métodos e técnicas de pesquisa.

Neurologia e Psicomotricidade
Ementa: Elementos de neuroanatomia funcional. A célula neural e o sistema nervoso: desenvolvimento. Neurônio: sinapses e neurotransmissores. O sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal. O sistema nervoso periférico. O cérebro: evolução, estruturas e neurodinâmica. O córtex cerebral. Os hemisférios cerebrais. O sistema límbico. O funcionamento cerebral e os processos cognitivos, emocionais e comportamentais. Bases neurofisiológicas das emoções. Neurofisiologia das reações de medo, ansiedade e estresse. Bases neurofisiológicas das relações entre cognição e emoção. O sistema endócrino. Hormônios e a regulação do comportamento. Homeostase, ritmos biológicos, sono, vigília e sonho.

Educação Psicomotora
Ementa: Condutas psicomotoras educacionais e a conscientização da expressão motora, visando a melhoria das aptidões. A reeducação psicomotora.

Educação Especial Psicomotora
Ementa: Alterações psicomotoras e das aprendizagens do portador de necessidades especiais. Atividades lúdicas e psicomotoras inclusivas. A educação do Jovem e da criança excepcional. Educação Inclusiva e a educação especial. Psicomotricidade: educação e terapia.

Jogos Psicomotores
Ementa: Processos Criativos na Educação. O Jogo no Processo de Ensino Aprendizagem. Jogos e Brincadeiras na Prática Pedagógica. O Valor do Jogo e do Brinquedo no Desenvolvimento.

Técnicas e Avaliações Psicomotoras
Ementa: Técnicas e Avaliação psicomotora. Anamnese. Aspectos gerais da avaliação psicomotora e das dificuldades psicomotoras. Bateria psicomotora de Vítor da Fonseca. Exame motor de Francisco Rosa Neto.

Metodologia da Pesquisa II (Orientação de Monografia)
Ementa: Diretrizes metodológicas para o estudo científico. Fundamentos teóricos e práticos da pesquisa. Conceito de pesquisa. Tipo de pesquisa. Planejamento e organização de projetos. Aspectos estruturais do trabalho de conclusão de curso.

Práticas Psicomotoras
Ementa: Práticas Educacionais. Práticas Terapêuticas e Práticas Esportivas.