Libras

Instituição Certificadora: FALC

Amparo Legal:

Resolução CNE‐CES 1‐2001

Resolução CNE‐CES 1‐2007

Carga Horária: 460h

Período de Duração: 12 meses (01 ano)

Objetivos:

Objetivo Geral: Aperfeiçoar profissionais da área da educação e saúde para transpor as barreiras que se erguem entre o universo dos ouvintes e o dos deficientes auditivos, em cumprimento à Lei n° 10.436/02, capacitando-os para o uso de LIBRAS no processo de ensino aprendizagem.

Objetivos Específicos: Preparar profissionais com conhecimentos teórico-práticos sobre a educação de surdos e a LIBRAS;

Capacitar profissionais no conhecimento e uso da LIBRAS.

Público-alvo: Graduados de diversas áreas, interessados em ampliar seus conhecimentos a respeito de LIBRAS.

Matriz Curricular – Libras

DISCIPLINAS

  • Aspectos Biológicos e legais da Surdez
  • História da Educação e Cultura Surda
  • Metodologia da Pesquisa Cientifica I (Orientação de Monografia)
  • Desenvolvimento e Aprendizagem do aluno surdo
  • Linguagem Corporal
  • Aprendizagem da leitura e escrita do português para surdos
  • Aprendizagem da matemática para surdos
  • Linguística e LIBRAS
  • Metodologia da Pesquisa Científica II (Orientação de Monografia)
  • Metodologia do Ensino da Língua Brasileira de Sinais
  • Relações Interpessoais e o surdo
  • Praticando LIBRAS
  • Estudo Individual ou Grupo (Fora de Sala de Aula)

Carga Horária Total 460 h

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO

ASPECTOS BIOLÓGICOS E LEGAIS DA SURDEZ

Ementa: Aspectos biológicos e legais da surdez e da modalidade gestual-visual de fala na Antiguidade e na Modernidade; os surdos como uma minoria linguística; As correntes filosóficas; a educação de surdos no Brasil, legislação e o intérprete de LIBRAS.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA SURDA

Ementa: O processo histórico da educação e da escolarização brasileira, contextualizando o lugar do surdo nesse processo. Analisando os movimentos surdos locais, nacionais e internacionais historicamente importantes. O impacto do Congresso de Milão na educação de surdos no Brasil. O Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo como propostas educacionais e suas implicações. As políticas educacionais inclusivas.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA I (Orientação de Monografia)

Ementa: Diretrizes metodológicas para o estudo científico. Fundamentos teóricos e práticos da pesquisa. Conceito de pesquisa. Tipo de pesquisa. Planejamento e organização de projeto e monografia.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO

Ementa: Como ocorre o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e a aprendizagem do surdo.

LINGUAGEM CORPORAL

Ementa: Importância da linguagem de movimentos, gestos, comunicação e expressão por meio do corpo.

APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA DO PORTUGUÊS PARA SURDOS

Ementa: Critérios diferenciados da Língua Portuguesa para Surdos. Fundamentos sobre aquisição do Português como segunda língua para surdos. Estudo das diferenças sintáticas, morfológicas e textuais entre o Português e a Libras. Estratégias para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de alunos surdos.

APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA PARA SURDOS

Ementa: Incorporar números e expressões numéricas em diferentes situações de comunicação, bem como dicas para o ensino de matemática para surdo.

LINGUÍSTICA E LIBRAS

Ementa: Tipos de variação linguística em Libras. Desconstrução dos mitos em relação às línguas de sinais. Propriedades das línguas humanas e as línguas de sinais. Os estudos das línguas de sinais e a língua brasileira de sinais: fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA II (Orientação de Monografia)

Ementa: Desenvolvimento da monografia. Aspectos estruturais da monografia.

METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Ementa: Estudo dos aspectos epistemológicos e metodológicos da Metodologia do Ensino, especialmente os relacionados à Educação de Surdos.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS E O SURDO

Ementa: Cultura da infância e da família, as formas de construção dos modos de viver humanos e sua realidade enquanto processo e valor, que se revelam nas instituições básicas da vida social. Em discussão, formas alternativas de culturas paralelas, diversidade e multiculturalidade, que permeiam diferentes espaços tais como: a escola, o trabalho, o lazer e outros.

PRATICANDO LIBRAS

EMENTA: Propõe vivências práticas para a aprendizagem da LIBRAS.

Estudo Individual ou em Grupo (Fora de sala de aula)

Ementa: Horas destinadas a estudos individuais ou em grupos para discussão, pesquisa, absorção e melhor aprendizagem, referente ao conteúdo das disciplinas ministradas e/ou desenvolvimento da monografia (individual).